Bom Jesus do Norte celebra o sucesso do “Axé de Mulher 2024” e do “VII Encontro Nacional de Capoeira”
Muita ancestralidade, diversidade, empoderamento feminino e cultura tiveram palco em Bom Jesus do Norte no último final de semana. O Município foi o epicentro da cultura e da força feminina com a realização dos tradicionais eventos “Axé de Mulher 2024” e “VII Encontro Nacional de Capoeira”. Realizados nos dias 24 e 25 de agosto, os eventos, que foram rezaliados juntos, trouxeram uma energia vibrante, bem familiar à comunidade local, presenciada também pelos visitantes de fora. O papel crucial das mulheres na Capoeira e sua participação ativa e direta foram destaques no primeiro dia, promovendo uma integração cultural ímpar. No segundo dia, diversos grupos de capoeira do país reuniram-se para um momento de muita ginga e respeito ao som do berimbau.
A Instrutora Thatiany Nascimento e suas dedicadas alunas foram as responsáveis pela organização deste evento transformador. Juntas, elas avançaram na missão de destacar o protagonismo feminino na Capoeira, desafiando antigas normas de gênero e promovendo uma visão renovada sobre o papel das mulheres na prática. Helen Lima, Diretora Financeira do Convention, esteve presente no evento e, como mulher, ficou feliz em testemunhar tamanha força feminina expressada pelas jovens copeiristas: “foi emocionante ver a força e o respeito que as mulheres conquistaram neste evento. Nós, mulheres, estamos redefinindo o papel feminino, além da Capoeira, nas mais diversos cenários da vida e da sociedade. Elas mostraram que as mulheres também são protagonistas dessa arte”, afirmou.
O idealizador do evento, Professor Marreta, trouxe seu vasto conhecimento e experiência para criar um ambiente que quebrasse estereótipos e promovesse a igualdade de gêneros. Aos 43 anos, com um legado de 32 anos dedicados à Capoeira, Marreta compartilhou seu desejo de transformar a percepção machista e criar um espaço inclusivo para todos: “o ‘Axé de Mulher’ não um evento qualquer, é uma declaração de que a Capoeira é um espaço de equidade e respeito”, declarou.
A Secretária de Cultura e Turismo, Vania Neri Consule Pereira, elogiou a organização e a execução dos eventos, ressaltando como eles, ao celebrarem a Capoeira e o empoderamento feminino, fortalecem o papel da cidade como um importante polo cultural: “o impacto positivo que o ‘Axé de Mulher 2024’ e o ‘VII Encontro Nacional de Capoeira’ tiveram em nossa cidade é algo inspirador. A dedicação e o empenho de todos os envolvidos é notável. O Professor Marreta e a Instrutora Thatiany, com seu compromisso e paixão pela Capoeira, fizeram um trabalho a se orgulhar”, disse.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bom Jesus do Norte, da equipe do Professor Marreta, da Escola da Capoeiragem “Mestre Samuca” e do Convention, a programação foi enriquecida com aulas de Jongo, Movimentação e Dança Afro, ministradas por renomados instrutores de diversas partes do sudeste do país. Esses momentos complementares trouxeram ainda mais diversidade e riqueza ao evento, deixando os participantes ansiosos pelas futuras edições.
Você pode ler mais sobre os dois eventos no link.
Conheça mais sobre Bom Jesus do Norte clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.