Cachoeiro de Itapemirim

185.786 habitantes

Localizado a 139 km ao sul da capital Vitória, Cachoeiro de Itapemirim é parte integrante da Região Sul Capixaba dos Vales e do Café. Reconhecido como o epicentro comercial da Região, impulsionado por uma economia robusta e diversificada, ancorado na agricultura, pecuária e na exploração de rochas ornamentais, como  mármore e granito. Cortada pelo Rio Itapemirim, a cidade encanta com uma rica variedade de atrações, desde praças e igrejas a montanhas e cachoeiras. O Município é um polo de turismo de negócios e cultura, com personalidades marcantes e uma atmosfera acolhedora, é um destino cativante tanto para empreendedores quanto para quem busca explorar novas vivências culturais.

Rota Emoções

Um roteiro dedicado aos admiradores de Roberto Carlos, o projeto "Rota Emoções" homenageia o filho mais ilustre de Cachoeiro. Percorrendo museus, praças e escolas, esse itinerário revela os lugares marcantes da infância do "rei", evidenciando sua jornada até o estrelato garantido. Com enfoque qualitativo, busca preservar a admiração e respeito pelo renomado cantor e compositor brasileiro. O circuito passa pela Fábrica de Pios “Maurílio Coelho”, Casa de Cultura Roberto Carlos, Praça Pedro Cuevas Júnior (Estátua Roberto Carlos), Acervo Dona Gercy, Igreja Nosso Senhor dos Passos, Rádio Cachoeiro, Escola Jesus Cristo Rei e Conservatório de Música de Cachoeiro de Itapemirim.  

Roteiro "Cachoeiro em Detalhes"

Impulsionado pelo SEBRAE, o roteiro “Cachoeiro em Detalhes” busca unir os vários agentes da cadeia produtiva do turismo para integrar e organizar atrativos, serviços e infraestrutura turística da região, facilitando a experiência dos visitantes ao explorar os encantos da cidade. O circuito passa pela Casa de Cultura Roberto Carlos, Casa dos Braga, Cafeteria Café Mourads, Igreja Nosso Senhor dos Passos, Fábrica de Pios “Maurílio Coelho”, Ateliê Romário Stones, Loja de produtos Selita.  

Caminhada de Miguel a Miguel

No distrito de Itaoca Pedra, o projeto "Miguel a Miguel" promove uma Caminhada Turística Sustentável, mesclando o Turismo Rural, Religioso e o Ecoturismo. Com um trajeto leve de 8 km em estrada vicinal, parte da Comunidade São Miguel, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em direção à Igreja de São Miguel, próxima à antiga Usina São Miguel. Esse evento anual, planejado para setembro, coincide com datas simbólicas como o Dia da Árvore, Dia Mundial do Turismo e o Dia de São Miguel Arcanjo, promovendo a integração entre esses segmentos e celebrando a comunidade local.  

Circuito Águas de Burarama e TBC

O distrito de Burarama é uma região de colonização italiana, de natureza bela, com destaque para a Pedra da Ema. Ali encontramos as Cachaças Floresta e Burarama; cervejas artesanais; açudes e cachoeiras. Além dos atrativos naturais, há o Ponto de Memória Meninas Bordadeiras de Burarama e o Ateliê Barro Nobre. Também há restaurantes, lanchonetes e pizzarias. A simpática praça José Gava, no Centro do distrito, serve como principal ponto de sociabilidade da comunidade. Existem, ainda, cinco trilhas diferentes pela natureza, que podem ser percorridas com o auxílio de guias locais, mediante agendamento. Em 2021 Burarama recebe o Turismo de Base Comunitária – TBC agregando ações já tradicionais e consolidadas às novas ações advindas de projetos desenvolvidos a partir do envolvimento da comunidade e do trade turístico local. O TBC é um projeto de incentivo e fomento turístico para as comunidades do município. Baseado em experiências bem-sucedidas em diversas cidades do Brasil e do mundo, trata-se da geração de possibilidades em uma nova forma de fazer turismo em Cachoeiro. Créditos: Pedra da Penha e Matriz Velha (Márcia Leal/PMCI), Casa de Cultura Roberto Carlos, Pedra da Ema, Itabira e Casa dos Braga (Divulgação/PMCI)

Atrativos de Cachoeiro de Itapemirim

Como chegar

Converse conosco