Convention apoia evento de Capoeira em Bom Jesus do Norte
Bom Jesus do Norte é o destino confirmado para a realização do “Axé de Mulher 2024” e “VII Encontro Nacional de Capoeira”, marcado para os dias 24 e 25 de agosto de 2024. À frente da organização do evento estão a Instrutora Thatiany Nascimento (@instrutorathati_edc) e suas alunas, que pretendem avançar na construção de uma compreensão mais aprofundada acerca do protagonismo feminino na Capoeira, em um direto contraponto às ideias de papel social da mulher que imperavam décadas atrás.
Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bom Jesus do Norte, da Equipe do Professor Marreta, da Escola da Capoeiragem “Mestre Samuca” e do Convention, fazem parte da programação aulas de Jongo, de Movimentação e de Dança Afro, ministradas por renomados instrutores e representantes da cultura de diferentes partes do sudeste do país.
O mestre idealizador do evento, Professor Marreta, aos 43 anos de idade e 32 anos de Capoeira, também tem um papel crucial na Capoeira local e compartilhou um depoimento que destaca o objetivo e a filosofia por trás do “Axé de Mulher”. Segundo ele, o evento surgiu como uma forma de quebrar estereótipos de gênero e mostrar a força e a autoridade das mulheres na Capoeira: “eu cresci em um ambiente machista e queria mudar isso, promovendo um espaço mais inclusivo e equilibrado. O ‘Axé de Mulher’ é uma maneira de dar voz ativa às mulheres, como instrutoras, mestras e organizadoras do evento, enquanto os homens participam e jogam ao lado delas.
O ‘Axé de Mulher’ começou em 2015. Tivemos êxito em todas edições seguintes, todas realizadas em diferentes locais. Este ano, contamos com a presença de participantes de todo o Brasil para o Encontro Nacional. Incluiremos atividades que visam elevar o espírito das mulheres envolvidas, celebrando um ambiente de expressão e respeito mútuo.”
O evento também tem um componente social importante: a Capoeira é utilizada como ferramenta para ajudar adolescentes em situação de vulnerabilidade e para promover valores de respeito e disciplina. O mestre destacou o impacto positivo da Capoeira nas vidas dos jovens, observando melhorias no comportamento e na postura dos participantes: “temos visto resultados significativos, e a Capoeira tem sido uma força positiva para muitos que antes estavam marginalizados na vida do crime e das drogas”, concluiu.
Para além de uma prática esportiva, o Professor Marreta emprega a Capoeira em suas aulas como um instrumento para resgatar e preservar a cultura brasileira “estamos vendo muitos estrangeiros, na Europa, por exemplo, ganhando dinheiro com a Capoeira, mas é nosso dever valorizá-la e promovê-la aqui mesmo no Brasil; valorizar nosso próprio tesouro”.
A expectativa é de os eventos sejam grandes destaques na agenda cultural do município e da região, celebrando a harmonia entre Capoeira, empoderamento feminino, diversidade e brasilidades.
Axé de Mulher 2024 e VII Encontro Nacional de Capoeira
Datas: 24 e 25 de agosto de 2024
Local: Bom Jesus do Norte
Organização: Instrutora Thatiany Nascimento e Alunas (@instrutorathati_edc)
Formulário de inscrição para capoeiristas e grupos de Capoeira: link aqui
Conheça mais sobre Bom Jesus do Norte clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.