Turismo nos trilhos: Convention leva trem turístico à Feira dos Municípios 2025

O trem da Vales e Café está para partir! Na edição de 2025 da Feira dos Municípios, a Região Sul Capixaba dos Vales e Café convida os visitantes a embarcarem em seu vagão da nostalgia. A tradição cafeeira da Região remonta ao século XIX, com a chegada dos colonizadores europeus, e é preservada até os tempos atuais como essência, herança e orgulho.
Voltando no tempo, à glória do café e sua Época, a grande estrela do estande da Região será a ferrovia que lhe conferiu nome e que, por trilhos e estações, costurou a origem e a identidade de cinco territórios irmãos: Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul e Apiacá.
No passado, a linha escoava a riqueza dourada dos grãos capixabas, e a promessa é resgatar esta memória e adaptá-la ao estande ao circundá-lo com trilhos cenográficos, fazendo da experiência dos visitantes um acontecimento imersivo que os transportará à ambiência saudosa de um tempo em que o compasso dos trens ecoava entre vales e serras.
A parceria com o Grupo Nacional de Preservação Ferroviária (GNPF) traz ainda mais autenticidade à proposta, com a presença de um trolley e um bondinho originais, dois equipamentos ferroviários históricos que estarão expostos e ajudarão a contar os capítulos ferroviários dos vales do sul.
“Queremos sensibilizar igualmente visitantes e personalidades políticas quanto a potencialidade do acervo ferroviário da antiga linha férrea da Região Sul Capixaba dos Vales e Café. Atualmente a ferrovia está abandonada e esta é uma realidade que sentimos a necessidade de mudar. Queremos resgatar nossa história de origem e fazer dela nosso tesouro e diferencial no Turismo!” é o que diz a Presidenta do Convention, Suély V. B. Cristófori.
A presença da Região Sul Capixaba dos Vales e Café na feira é um convite: venha redescobrir os trilhos que ligam tradição e inovação, passado e futuro. Para além da viagem no tempo, esta ação busca também sensibilizar as autoridades competentes e gestores do Turismo quanto ao valor histórico, cultural e turístico da antiga linha férrea — um patrimônio com potencial para fomentar o desenvolvimento econômico e turístico regional. Em cada estação, um sabor. Em cada parada, uma história. Em cada xícara de café, uma dose da identidade do Sul-capixaba.
Conheça mais sobre os municípios da Região Sul Capixaba dos Vales e Café clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo, em desenvolvimento do Edital de Fortalecimento Nº 005.2024.