Muqui

13.745 habitantes
Muqui é a Capital Estadual da Cultura, a 170 km de Vitória. Com 60% de todo o patrimônio histórico capixaba, Muqui é o maior Sítio Histórico do Espírito Santo. São mais de 300 prédios tombados, dentre os quais destacam-se os casarios, palacetes, sobrados e fazendas de arquitetura eclética oriundos da época do Ciclo do Café. As ruas de paralelepípedos e casarões preservados contam a história da Região Sul Capixaba, o que encanta os visitantes com seu ar histórico e cultural, enquanto a hospitalidade de seus moradores acolhe calorosamente quem a visita. A "Cidade Menina" respira folclore e tradição. O Município sedia o Carnaval dos Bois Pintadinhos e o Encontro Nacional de Folia de Reis, mais antigo do Brasil; tornando-o um destino turístico singular para turistas apaixonados por cultura, história e tradição. O Município ainda faz parte do MONAST – Monumento Natural Serra das Torres, maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo Estado.

Rota do Dragão

Do alto da pedra o dragão vigia a Serra da Morubia. A rota nos leva a uma jornada cheia de sabor e aventura. A viagem começa com um delicioso café da manhã no casario "Solar do Lagarto", e segue pelo Centro Histórico, Igreja Matriz e pelo Jardim Municipal, construído nos moldes franceses de Versailles. Seguindo pela parte rural, a experiência passa por sítios localizados no MONAST, e pela visita à Fazenda dos Andes. O desfecho da rota se dá com uma visita ao Mercado Regional dos Vales e Café.  O Roteiro ainda pode ser feito com a caminhada ecológica até à Pedra do Dragão.  

CAFESUL 

A Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo — CAFESUL — atua no município desde 1998 e desempenha papel crucial no desenvolvimento da economia cafeeira em parceria com pequenos produtores de sete municípios da região sul do estado. Com certificação FairTrade desde 2008, a proposta de valor da empresa centra-se no desenvolvimento de produtos especiais, sustentáveis e qualitativamente certificados, provenientes da agricultura familiar. Seus maiores destaques são o "Casario" e o "PÓde Mulheres", que fazem parte de seu acervo de cafés premiados.
O turismo de negócios também faz parte do cronograma da cooperativa. Produtores e exportadores de diversos países visitam a empresa e a comunidade em que atua a fim de conhecer mais de perto o processamento do café, desde as lavouras até a comercialização do produto final.

Como chegar

Converse conosco