A sanfona e a viola tocam primeiro aqui. Mimoso do Sul, a 180 km da capital, encanta com música, natureza vasta e clima tropical. Além disso, a cidade é conhecida por sua cultura local vibrante e festivais que celebram suas tradições. Mimoso do Sul oferece oportunidades para atividades ao ar livre, o que a torna um refúgio tranquilo para os amantes da natureza. É um baú escondido, cheio de preciosidades como patrimônios culturais, calor humano e monumentos naturais.
O nome Serra das Torres é derivado do relevo montanhoso, que pode atingir até 1.260 metros de altitude, com formação rochosa representada por pontões, "pães de açúcar", escarpas íngremes e vales profundos, que, avistada ao longe, lembra uma série de torres perfiladas; e, dentre elas, destaca-se a Pedra do Farol. Do alto dos remanescentes florestais e fundos de vale, nascem as águas que fazem parte de duas importantes bacias hidrográficas: a do Rio Itapemirim e a do Rio Itabapoana. A população residente no MONAST é, predominantemente, rural e possui a agropecuária como principal atividade.
Do mirante pode-se ter uma vista panorâmica do centro da cidade e dos arredores, formando quase uma visão de 360°. No monumento também pode ser encontrado um grande chafariz e a capela de Santa Terezinha do Menino Jesus, com uma bela exposição de fotos da santa em vida.
Pico dos Pontões
Localizado na região cafeeira de Conceição do Muqui, o Pico dos Pontões fica a 1.438 metros de altura acima do mar, sendo o ponto mais alto de Mimoso do Sul. É um ótimo local para a prática de escaladas, voos de parapentes e a apreciação de um repertório paisagístico de encher os olhos. Ao realizar a trilha, você encontrará orquídeas, bromélias e plantas exóticas.-
- Contato: (28) 99971-5023 / turismo@mimosodosul.es.gov.br
Monumento Natural Estadual Serra das Torres
O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (MONAST) tem 10.458,90 hectares e é a maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo Estado. Como a desapropriação de terras não é obrigatória para Monumentos Naturais, hoje a área é composta integralmente por áreas particulares. O MONAST tem por objetivo geral a criação e a preservação de locais naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.O nome Serra das Torres é derivado do relevo montanhoso, que pode atingir até 1.260 metros de altitude, com formação rochosa representada por pontões, "pães de açúcar", escarpas íngremes e vales profundos, que, avistada ao longe, lembra uma série de torres perfiladas; e, dentre elas, destaca-se a Pedra do Farol. Do alto dos remanescentes florestais e fundos de vale, nascem as águas que fazem parte de duas importantes bacias hidrográficas: a do Rio Itapemirim e a do Rio Itabapoana. A população residente no MONAST é, predominantemente, rural e possui a agropecuária como principal atividade.
-
- Contato: (28) 99971-5023 / turismo@mimosodosul.es.gov.br
Cristo Redentor
Eleito como a 1a Maravilha de Mimoso do Sul, recebendo votos de todos os distritos do município, o Cristo Redentor fica situado em um monte de 128 metros de altura, bem próximo ao centro da cidade. É o principal ponto de referência para quem chega à cidade de Mimoso do Sul. Com seus 30 metros de altura, a estátua teve sua construção iniciada em 1980, sendo finalizada dois anos depois, e é a segunda mais alta do Estado do Espírito Santo.Do mirante pode-se ter uma vista panorâmica do centro da cidade e dos arredores, formando quase uma visão de 360°. No monumento também pode ser encontrado um grande chafariz e a capela de Santa Terezinha do Menino Jesus, com uma bela exposição de fotos da santa em vida.
-
- Contato: (28) 99971-5023 / turismo@mimosodosul.es.gov.br
São Pedro do Itabapoana
Patrimônio histórico do Espírito Santo, o distrito de São Pedro de Itabapoana é uma pequena Ouro Preto em território capixaba. Após percorrer os 30 km do centro de Mimoso do Sul até o local, cada visitante sentirá como se tivesse voltado no tempo ao passear pelas calçadas de pedras e observar as construções datadas do início do século XX. O distrito de Mimoso do Sul possui museu, antiquário, casarões e fazendas com traços de arquitetura originária do Ciclo do Café. O mais conservado Sítio Histórico do Estado é também a Capital Estadual da Sanfona e Viola, sede anual do Festival de Inverno de Sanfona e Viola, que ganhou o status de patrimônio cultural imaterial do Estado, com o advento da Lei Estadual N.º 11.873.-
- Contato: (28) 99971-5023 / turismo@mimosodosul.es.gov.br