Representantes do Convention participam do 8º Salão Nacional do Turismo

Representantes do Convention participam do 8º Salão Nacional do Turismo
Publicado em: 30 de agosto de 2024

No decorrer de quatro dias intensos, de 8 a 11 de agosto de 2024, o Riocentro transformou-se em um mosaico da diversidade regional e cultural. Milhares de visitantes, autoridades e lideranças de empresas, municípios e estados, assim como membros do trade turístico, marcaram presença na 8ª edição do “Salão Nacional do Turismo” e passearam pelos estandes das regiões turísticas de cada estado, as quais fizeram questão de oferecer mostras de suas tradições, manifestações populares, artesanatos, culinárias, potenciais turísticos e patrimônios naturais; a riqueza do Brasil em uma vitrine para o turismo.

Palestras e workshops foram programas essenciais para aqueles que buscavam refinar seus conhecimentos e angariar novos aprendizados acerca de melhores formas de desenvolvimento econômico, social e sustentável em torno do turismo. Foi a oportunidade para especialistas e estudiosos da área compartilharem histórias inspiradoras com olhar para o impacto do turismo nas Regiões Turísticas. Relatos estes que ressaltaram a importância de um turismo que valorize e respeite os costumes locais, com vistas ao empoderamento da população e a justa distribuição e manejo de recursos. Nesse sentido, o destaque foi para o “1º Seminário de Regionalização”, que frisou a importância da instauração de Entidades de Governança Regional diante da necessidade de administração ativa no desenvolvimento do potencial turístico dos municípios membros, com a participação de representantes de diversas IGRs de todo o país.

Helen Lima, Diretora Financeira do Convention, que participou dos quatro dias de evento, afirmou ter deixado o evento inspirada e ansiosa por oportunidades de executar o que aprendeu: “foi como mergulhar em um oceano de ideias e inspirações. Estamos voltando para casa com uma visão renovada e inúmeras ideias a implementar. Estou ansiosa para aplicar o que aprendi e colaborar um pouco mais para com o crescimento da Região; alcançar um nível de excelência nacional é nosso objetivo, afinal. Cada estande, cada palestra e cada interação compartilhavam da mesma paixão por transformar o turismo em uma força de negócios que nós do Convention sentimos. Foi impossível não me sentir contagiada.

Outro ponto alto foi o lançamento do  Plano Nacional de Turismo (PNT) do Brasil para o quadriênio 2024-2027. Todas as novidades implantadas voltam-se ao o objetivo de posicionar o Brasil como destino mais visitado da América do Sul até 2027. Com foco no desenvolvimento sustentável e na geração de novos postos de trabalho, uma das principais metas é ampliar o número anual de turistas estrangeiros dos atuais 8,1 milhões para 10 milhões¹.

O Convention, representando a Região Sul Capixaba dos Vales e Café, levou livretos informativos da Região, mostras dos premiados cafés “Casario” e “Póde Mulheres” e brindes do MONAST – Monumento Natural Serra das Torres. Diversas outras atividades culturais e artísticas, como shows musicais, danças folclóricas e exposições de artesanato típico agregaram ao tema da edição: “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”. Além disso, foram realizados sorteios de pacotes turísticos e experiências exclusivas, oferecendo aos participantes a chance de vivenciar de perto as maravilhas que o Brasil tem a oferecer.

O evento, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), apresentou ao público o que Brasil, de Norte a Sul, tem de melhor para oferecer aos turistas e entusiastas do turismo. Com o encerramento de mais uma edição, fica a sensação de que o “Salão Nacional do Turismo 2024” cumpriu sua missão de promover e qualificar o turismo brasileiro, e também deixou um legado duradouro na forma como o país é percebido no cenário nacional e global. A diversidade, a inclusão e o respeito pelas tradições culturais foram as verdadeiras estrelas do evento, reafirmando o Brasil como um destino turístico de excelência a ser trabalhado como um perfeito caso de sucesso.

¹https://cnm.org.br/comunicacao/noticias/novo-plano-nacional-de-turismo-busca-colocar-o-brasil-como-destino-mais-visitado-da-america-do-sul-ate-2027.

Conheça mais sobre os municípios da Região Sul Capixaba dos Vales e Café clicando aqui.

A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.

Converse conosco