Muqui recebe visita de importadores de café da Alemanha
Dois importadores de café vindos da Alemanha visitaram Muqui no mês de junho. O brasileiro Christian Lesche e o alemão Matt Roebuck (@inforthecrema) são os representantes da Quijote Kaffee (@quijotekaffee), empresa global sediada em Hamburgo. O objetivo da visita foi conhecer pessoalmente o fluxo de trabalho da CAFESUL e a estrutura da Cooperativa.
A empresa Quijote Kaffee, fundada em 2011, é estruturada como um coletivo e não existe uma hierarquia interna. Os objetivos da Quijote Kaffee vão além de uma atividade comercial com metas puramente voltadas à geração de lucro. Por isso a empresa busca trabalhar em parceria com cooperativas de produtores de café que atuam de uma maneira semelhante e compartilhem desses valores.
“Nós buscamos promover o plantio e comércio sustentáveis e trabalhamos de maneira que a agricultura do café possa ser uma fonte de renda atrativa para os produtores, e para isso negociamos às cooperativas sem aproveitar momentos de desvalorização da bolsa”, informa Matt.
Atualmente a empresa conta com 16 membros e trabalham com 15 cooperativas situadas no Brasil, Equador, Guatemala, Honduras, Índia e Peru. Apesar do movimentarem um volume relativamente pequeno de café comparado às grandes importadoras, a empresa acredita que a divulgação da maneira sustentável de trabalhar é uma ferramenta importante para influenciar a mudança do mercado de importação e consumo do café.
“Nós ficamos muito impressionados com o nível de desenvolvimento do plantio e processamento dos cafés na Região Sul Capixaba. A CAFESUL tem feito um trabalho incrível no suporte aos cooperados e no trabalho de classificação da qualidade dos cafés produzidos na Região. É mais impressionante ainda quando se leva em consideração que o reconhecimento do café robusta/Conilon como um produto de qualidade é um desenvolvimento muito recente tanto no mercado nacional quanto internacional”, destaca Christian.
Segundo Matt, a qualidade da produção impressiona. “Os primeiros cafés que compramos da CAFESUL já nos impressionou demais em relação à qualidade que atingiram e é uma perspectiva muito boa para o futuro saber que a cooperativa segue trabalhando e pesquisando formas de seguir melhorando a qualidade dos cafés dos produtores”.
Outro destaque apontado pelos empresários foi a relação do café com a cultura. Matt e Christian ficaram impressionados com as embalagens. “Uma coisa que ficamos muito felizes de ver foi o desenvolvimento da indústria do café na cooperativa. É muito importante que os produtos da agricultura local sejam valorizados e consumidos na região. A ideia de utilizar a identidade local nas embalagens com as fachadas das casas antigas é genial e valoriza a cultura da cidade”.
Eles também deixaram um recado especial aos moradores de Muqui:
“A cidade de Muqui é linda! Os prédios antigos estão muito bem preservados e dão um caráter muito típico à cidade. Gostamos de como tudo é bem centralizado em torno da avenida principal e da igreja, que por sinal é bem bonita e vale à pena uma visita.
Foi um prazer passar a semana aí e aproveitar os dias de festa junina. Bom demais ver como uma festa organizada pela comunidade reúne toda a cidade num clima muito agradável.
Escutamos muito sobre o Carnaval dos Bois Pintadinhos. Esperamos voltar para ver de perto a força do Folclore.
Acredito que a cidade tem um potencial grande de receber mais visitantes levando em consideração a cultura do plantio de café na região que é um atrativo interessante para muitas pessoas, principalmente se combinado com passeios turísticos na natureza e montanhas.
Continuem investindo no Turismo!
Abs,
Matt e Christian”.
Abaixo algumas das fotos da visita guiada fornecidas pela CAFESUL:
Conheça mais sobre Muqui clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.