Muqui e Mimoso participam de reunião sobre a retomada da Linha Férrea no ES

Muqui e Mimoso participam de reunião sobre a retomada da Linha Férrea no ES
Publicado em: 26 de janeiro de 2024

No dia 22 de janeiro de 2024, dentro da programação do Encontro Estadual de Gestores de Turismo do Espírito Santo, os representantes dos Municípios cortados pela linha férrea estiveram reunidos com o Secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, e sua equipe. O encontro se deu para discutir as possibilidades de revitalização do transporte ferroviário no Espírito Santo. O Prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, e Presidente da Comissão de Prefeitos; anunciou que a VLI, empresa concessionária, se sensibilizou com os pedidos de autorização de uso dos espaços da União.

O Governo do Estado e a Bancada Federal no Senado estão articulados para requerer a devolução, ao Estado do Espírito Santo, de trechos estratégicos para o fortalecimento do turismo nos Municípios. Para participar dos projetos turísticos que serão lançados pela Secretaria de Estado do Turismo, os Municípios deverão preservar a estruturas dos trilhos em seus territórios. Isso porque a tendência do Governo Federal, segundo as previsões de mercado, é que haja o retorno do transporte  ferroviário no Brasil. O Presidente Lula apresentou proposta de Decreto em Consulta Pública e a mesma recebeu mais de 200 colaborações. Leia o texto completo neste link.

Os Municípios de Muqui e Mimoso do Sul, representados respectivamente por Jussan Silva e Silva e Carlos Antônio Pena Braga; das Secretarias Municipais de Turismo, reforçaram o interesse da comunidade regional pela retomada do transporte turístico. Jussan apresentou o case de Miguel Pereira-RJ, onde o Convention promoveu visita técnica em dezembro de 2023 para conhecer a retomada da Maria Fumaça no Município. Na região fluminense, a linha férrea foi patrocinada pela Fecomércio. Conheça mais a experiência aqui.

Os Municípios deverão apresentar projetos de uso e mobilidade urbana em nova reunião agendada para o mês de fevereiro.

 

Converse conosco