MAPA DO TURISMO 2025: Municípios da Região devem atualizar seus dados junto ao SISMAPA

Foi dada a largada para a renovação do Mapa do Turismo Brasileiro para o ano de 2025. Os trâmites iniciais consistem na disponibilização de informações atualizadas dos municípios das Regiões Turísticas interessadas junto ao SISMAPA, e, neste sentido, a IGRT Sul Capixaba dos Vales e Café, por meio deste, reforça a CONVOCAÇÃO de seus Municípios para tal, colocando-se à disposição para maiores esclarecimentos e suporte nas medidas necessárias. Figurar no Mapa significa ter mais acesso a recursos estaduais e federais, além de prioridade nas ações promocionais, obras de infraestrutura, programas de capacitação e maior análise de crédito junto ao FUNGETUR.
A matéria publicada pela SETUR no mês de janeiro de 2025 levantou importantes questões a fim de responder o questionamento: “Por que municípios precisam estar inseridos no Mapa do Turismo?”. Dela é possível extrai-se que os requisitos para a inserção no Mapa do Turismo são estabelecidos pela Portaria MTUR nº 41/2021, do Ministério do Turismo (MTur), e pela Portaria nº 001-R, da Setur, dentre os quais, destacam-se os seguintes:
- A existência de um órgão municipal de turismo;
- Um conselho municipal de turismo ativo nos últimos 12 meses;
- A destinação de orçamento para ações turísticas;
- Apresentação do Plano de Ação Anual do Conselho Municipal de Turismo e do Plano de Ação Anual ou Bianual da Instância de Governança Regional de Turismo;
- A manutenção de, no mínimo, cinco empreendimentos regulares no Cadastur, o cadastro nacional obrigatório para prestadores de serviços turísticos.
Leia a matéria completa clicando aqui. E, em caso de dúvidas, entre em contato com o Convention via WhatsApp, através do número (28) 99959-9609, e receba todas as orientações técnicas.
Conheça mais sobre os municípios da Região Sul Capixaba dos Vales e Café clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo, em desenvolvimento do Edital de Fortalecimento Nº 005.2024.