Investimento na produção de morangos em Mimoso do Sul aumenta a economia do Turismo

Investimento na produção de morangos em Mimoso do Sul aumenta a economia do Turismo
Publicado em: 14 de junho de 2024

Um grupo de produtores da Região dos Pontões, em Mimoso do Sul, tem impulsionado a economia local com o plantio e cultivo de morangos. O Sr. Claudinei — agricultor residente no Recanto Águas Claras, conhecido na região pela produção de hortaliças e hospedagem de turistas —, adotando como novo empreendimento, foi pioneiro ao tomar a iniciativa de cultivar morangos em estufa, em proveito do clima mais frio da região montanhosa, localizada em uma das partes mais altas da cidade.

A produção aumentou exponencialmente desde 2023, o que atraiu a atenção de novos produtores, somando atualmente seis, hoje donos de dezesseis mil morangueiras. Atrelado a isso, o impacto econômico tem sido notável, uma vez que a qualidade e a quantidade dos morangos produzidos têm popularizado o comércio da fruta na Região e atraído compradores de várias partes. Em uma alusão lúdica, se o esforço empregado um dia fora a semente do negócio, os frutos que tem-se colhido hoje são o desenvolvimento do mercado local e o surgimento de novas oportunidades de negócios.

O fato é que o holofote sobre os morangos de Mimoso do Sul não apenas diversificou a economia agrícola, mas também despertou o interesse turístico na região. Motivados a capitalizar ainda mais esse sucesso, os produtores estão organizando o primeiro “Festa do Morango de Mimoso do Sul”. Previsto para os dias 31 de agosto e 1º de setembro, o evento promete fomentar a economia do turismo, voltando a atenção à Região Sul Capixaba dos Vales e Café.

Conheça os produtores através de suas redes sociais: @recanto.aguasclaras; @bendito.altopontoes; @defantsmorangos; @morangodosol; @vaniamaraujos; Estufa do Everaldo.

Conheça mais sobre Mimoso do Sul clicando aqui.

A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.

Converse conosco