Dia do Comércio Justo é celebrado junto à comunidade de produtores em Muqui
O Comércio Justo é um movimento socioeconômico global de uma rede de organizações de várias partes do planeta, que possui uma marca para diferenciar os produtos comercializados sob condições justas. Essa corrente, também chamada de FairTrade, busca firmar relações de comércio mais éticas e íntegras entre seus associados e, então, utilizá-las como ferramentas para promoção de padrões produtivos de comercialização e de consumo mais sustentáveis e responsáveis, em apoio ao fortalecimento e desenvolvimento dos produtores e de suas comunidades.
A certificação FairTrade funciona como um sistema de garantia de cumprimento de critérios por parte das Organizações certificadas nas áreas econômica, ambiental e social. No contexto da Região Sul Capixaba dos Vales e Café, Muqui é uma das 2080 cidades ao redor do globo declaradas como cidades pelo Comércio Justo, sendo uma das quatro únicas brasileiras a possuir tal título. A fim de celebrar essa honrosa característica, a CAFESUL — Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo —, na última terça-feira, 14 de maio, realizou uma degustação de café junto à tradicional feira da agricultura familiar muquiense.
O Presidente da CAFESUL, Renato Theodoro, falou um pouco sobre a importância do movimento e seu recente evento: “o Comércio Justo é uma filosofia essencial para que garantamos com efetividade máxima as condições mais justas e equitativas a todos os envolvidos na cadeia produtiva. Em nossa região, essa certificação tem um impacto positivo direto. Pudemos perceber melhorias nas condições de vida e de trabalho para os produtores através do retorno que eles nos fornecem, pois essa é a essência do projeto: aproximar a comunidade local e as autoridades ao movimento FairTrade”.
Mais informações sobre o Comércio Justo aqui.
Conheça mais sobre Muqui clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.