De 18 a 20 de outubro de 2024: 13º FECIM celebrará o orgulho LGBTQIAPN+ no audiovisual
O renomado e sempre aguardado Festival de TV e Cinema de Muqui (FECIM) está prestes a dar início à sua 13ª edição. Com início nesta sexta-feira, dia 18 de outubro de 2024, o evento cultural promove a interiorização do audiovisual do Espírito Santo e, como sempre, será 100% gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube. Para este ano, o tema adotado foi “orgulho LGBTQIAPN+ no audiovisual”, a ser celebrado ao longo de três dias, com uma programação recheada de curtametragens, desfiles pelo Centro Histórico da cidade, apresentações tradicionais e musicais de pessoas da comunidade arco-íris e aliados.
A edição 2024 recebeu 65 projetos de diversas partes do país, submetidos à apreciação da equipe técnica, a qual selecionou 9 destes materiais para as mostrar competitivas durante as noites de festival. O grande destaque desse ano é o “Núcleo Criativo: Visões do Interior”, que contabilizou inscrições de novos roteiristas LGBTQIAPN+ interessados em criar histórias de forma colaborativa para a formação de um banco de ideais, a ser utilizado futuramente no desenvolvimento de projetos voltados ao contexto interiorano do Sítio Histórico que sedia o evento, ao passo que qualifica este último como um polo de gravações de conteúdo audiovisual (leia mais aqui).
Jussan Silva e Silva, Assessor Jurídico do Convention e idealizador do festival, compartilhou um pouco sobre sua visão quanto à relevância do projeto para a cultura da Região: “o FECIM funciona como um farol e uma vitrine para a criatividade no interior do Espírito Santo. A escolha do tema para este ano deve-se à necessidade de destacarmos o orgulho e as vivências das pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ e dar voz às histórias que muitas vezes ficam às sombras, negligenciadas. Esperamos dar um passo ousado em direção à mudança do cenário em que obras e personagens da comunidade são marginalizados, malvistos ou estereotipados. É uma oportunidade de celebrar a diversidade que nos enriquece e mostrar que cada narrativa tem seu lugar”. Por fim, ele deixou o convite a todos da comunidade LGBTQIAPN+ e aliados: “comunidade, este ano, o FECIM é o seu palco. Queremos que cada voz tenha liberdade e espaço para se expressar. Tragam sua energia e vamos fazer das noites de evento um espaço onde a individualidade brilhará!”.
Confira a programação:
Abaixo, os filmes selecionados:
MOSTRA NACIONAL DE TV
“Invisibilidade” de Túlio de Melo. Ficção, 20 minutos, Cor, 2024, Tocantis – Palmas.
MOSTRA NACIONAL DE PROJETOS MULTIPLATAFORMAS
“Um teto para três” de Eric Magda. Ficção, 11 minutos, Cor, 2024, Fortaleza – Ceará.
MOSTRA NACIONAL DE CURTAS
“Lacraia vai Tremer” de Lá Baiano. Ficção, 13 minutos, Cor, 2024, Vila Velha – ES;
“Não somos mais o que éramos” de Patrícia Sá. Ficção, 20 minutos, Cor, 2021, São Paulo – SP;
“Pássaro Memória” de Leonardo Martinelli. Ficção, 15 minutos, Cor, 2023, Rio de Janeiro – RJ;
“Ordenação” de Rai Diniz. Ficção, 8 minutos, Cor, 2024. Campina Grande – PB;
“Ordem das Magnólias” de Rafaela Sousa. Ficção, 8 minutos, Cor, 2022. Fortaleza – CE;
“Cecília” de Sofia Werlang. Ficção, 13 minutos, Cor, 2023. Rio de Janeiro – RJ;
“Remendo” de GG FAKOLADE. Ficção, 20 minutos, Cor, 2023. Vila Velha – ES.
Anote na agenda para não esquecer: do dia 18 a 20 de outubro de 2024, a Praça São João Batista, ao lado da Estação Ferroviária do Sítio Histórico de Muqui, dará palco à diversidade do interior capixaba.
Cinema é Histórica. Histórico é o orgulho!
O FECIM é uma realização da Instância de Governança Região Sul Capixaba dos Vales e Café e tem apoio da Secretaria do Turismo (SETUR), por meio do Edital de Eventos 2024.
Você pode ler mais sobre o festival e suas últimas atualizações clicando aqui.