Convention e Cachoeiro de Itapemirim firmam nova parceria com foco no Turismo Religioso
À alcunha de capital regional, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim está dando um passo importante para fortalecer o turismo regional com a execução do “1º Seminário Regional de Turismo Religioso de Cachoeiro de Itapemirim”. A ação integra o projeto “Emoções Turísticas – Ciclo 2”, em concordância com o plano de trabalho apresentado pelo Convention e assinado pela municipalidade. De acordo com o Conselho Municipal de Turismo, os resultados do Termo de Parceria N.º 032/2022 foram aprovados por unanimidade, evidenciando a satisfação dos conselheiros com as iniciativas realizadas.
O seminário tem data prevista para realização nos dias 15 e 16 de outubro de 2024, na Matriz Velha — localizada na Rua Padre Melo, N.º 39, no Bairro Independência —, e sua programação foi desenvolvida em colaboração com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o Conselho Municipal de Turismo.
Suely Vilela B. Cristofori, presidenta da Entidade, destacou que “[…] a parceria com o município é de relevância regional ímpar, uma vez que Cachoeiro é nota B no turismo e possui uma organização administrativa unica dentro da Extensão Sul Capixaba dos Vales e Café . Esse plano de trabalho é uma continuidade do projeto iniciado em 2022, o que engrandece a entidade e mostra a sua credibilidade”.
O projeto destaca a importância da organização e eficácia da gestão do turismo para a geração de renda e emprego na região. Cachoeiro de Itapemirim carrega a reputação de Município Polo do Sul Capixaba por ser a segunda cidade mais competitiva do Espírito Santo, e, em proveito disso, busca integrar o turismo de negócios, já consolidado, com o turismo cultural, ecoturismo, turismo rural e turismo religioso. Essa integração será possível por meio da divulgação dos ativos turísticos e da capacitação contínua dos empreendedores locais, além dos esforços do Poder Público.
“A parceria com a instituição Região Sul Capixaba dos Vales e Café Convention & Visitors Bureau é de extrema importância para o desenvolvimento de projetos e ações que promovam o turismo sustentável e a economia local. Ao seguir as diretrizes estabelecidas no Plano de Trabalho celebrado, com base na lei 13019/2014, torna-se possível garantir transparência, eficiência e parcerias éticas na execução de iniciativas que beneficiem a comunidade, fortalecendo assim a relação entre o setor público e privado em prol do crescimento da Região Sul Capixaba dos Vales e Café”, é o que disse a Subsecretária de Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, Isabel Bremide.
Questionada a respeito, a sra. Helen Lima, diretora financeira do Convention, foi incisiva ao frisar: “sabe-se que o Turismo é um dos maiores geradores de renda e emprego. Portanto, sua organização entre os agentes econômicos necessita de boa gestão e interlocução entre os atores das atividades que o compõem. Para que o Turismo transforme-se numa área de negócios, e que se firme como parâmetro de rentabilidade e sustentabilidade, é necessário que todas as ações criadas e desenvolvidas pelo Poder Público e pela Iniciativa Privada sejam realizadas e promovidas de forma coordenada”.
Com essa iniciativa, Cachoeiro de Itapemirim posiciona-se como uma referência no estado, promovendo um turismo dinâmico, diverso e como um eixo de desenvolvimento econômico.
Confira a programação:
1º Seminário Regional de Turismo Religioso – Cachoeiro de Itapemirim;
Dias: 15 e 16 de outubro de 2024;
Local: Salão da Matriz Velha.
15 OUT., TERÇA-FEIRA:
19h – Abertura, Fala das Autoridades, coquetel e momento musical com a participação do artista local Victor do Sax, que fará uma apresentação com músicas de Roberto Carlos.
16 OUT., QUARTA-FEIRA:
08h30 – “Café com Prosa”;
09h – Painel: “O olhar de uma Turista”;
10h – Palestra: “Experiências Internacionais do Turismo Religioso”;
11h – Painel: “O Turismo Religioso como Proposta de Preservação Ambiental”;
12h às 13h30 – Almoço;
13h30 – Painel: “A Caminhada de Fé do Turismo: o caso de Miguel a Miguel”;
14h30 – Palestra: “A Festa da Penha: a grandeza da fé capixaba”;
15h30 – Café com Prosa;
15h50 – Apresentação dos vídeos ;
16h10 – Encerramento com a apresentação cultural do Projeto “Casa Verde Cachoeiro”.
Tendências:
Municpios capixabas compareceram à ExpoCatólica 2024, uma das maiores celebrações do segmento religioso no Brasil. O evento ocorreu de 04 a 07 de julho, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. A presença estratégica dos municípios de Ibiraçu, Vila Velha, Alfredo Chaves e Anchieta visou a promover as diversas atrações turísticas,tradições reliosas, culturais e econômicas do Estado para um público diversificado e qualificado. Confira a matéria completa clicando aqui.
Conheça mais sobre Cachoeiro de Itapemirim clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.