Conheça os filmes ganhadores do 1° Cine Marapé

O 1º Cine Marapé chegou ao fim e deixou, entre aplausos e elogios, a certeza de que o cinema ambientalista encontrou um palco no sul capixaba. Foram 68 filmes, recebidos de diversas partes do Brasil, que uniram-se ao acervo de filmes produzidos localmente e mostrou que Atílio Vivácqua tem muito a dizer — e a ouvir — quando o assunto é audiovisual, meio ambiente e transformação social. A curadoria técnica selecionou obras que dialogam diretamente com as paisagens, os desafios e as potências do município, garantindo ainda mais identidade à programação.
Com grande emoção, foram revelados os vencedores das três mostras competitivas:
Melhor Filme da Mostra “Sapo-pulga”:
“Meio Ambiente – Nosso Lar”, da Turma do 9º Ano da EMEBTI Zulmira Ventury Baptista. Uma ficção sensível e educativa com 5 minutos de duração, produzida em Atílio Vivácqua-ES.
Melhor Filme da Mostra “Sapinho-de-Serra-das-Torres”:
“Curral Sustentável”, de Felipe Gomes Santos, um documentário com 5 minutos, produzido no Córrego da Fama, interior de Atílio Vivácqua-ES, que propõe um olhar sustentável para práticas tradicionais da região.
Melhor Filme Nacional da Mostra “Perereca-macaco”:
“O Rio Vendido – O Dilema do Rio Paraguai”, de Leandro Silveira Rocha, 15 minutos, Cáceres-MT. Um potente retrato sobre os impactos socioambientais enfrentados pelo Rio Paraguai e suas comunidades ribeirinhas.
A todos os cineastas, educadores, estudantes, fazedores de cultura, apoiadores e amantes do cinema que participaram e acreditaram no Cine Marapé, o nosso mais profundo agradecimento. Vocês provaram que quando o olhar se volta para o cuidado com a terra e a valorização das vozes locais, o resultado é arte com propósito. Que este seja apenas o primeiro capítulo de uma longa história de encontros entre a cultura e a natureza em Atílio Vivácqua!
Conheça mais sobre Atílio Vivácqua clicando aqui.
O 1º “Cine Marapé” é uma realização Convention da Região Sul Capixaba dos Vales e Café, em parceria com o Município de Atílio Vivácqua, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico e Conselho Municipal de Turismo.