Começa nesta quinta-feira (24) o 26º Festival de Sanfona e Viola de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul

O Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, vai se transformar, mais uma vez, no coração da música raiz no próximo final de semana. No próximo final de semana, entre os dias 25 e 28 de julho, acontece a 26ª edição do “Festival de Inverno de Sanfona e Viola”, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do calendário regional capixaba.
Durante quatro dias, o charmoso distrito histórico será palco de uma programação intensa, com apresentações que unem tradição, talento e emoção. Serão três palcos temáticos que receberão artistas renomados do sertanejo e do forró pé-de-serra, além de momentos especiais como missas sertanejas, mostras competitivas, sanfonadas nas ruas e manifestações culturais que preservam a essência da música do interior. Tudo isso, em um cenário único, que é patrimônio cultural do Espírito Santo.
O evento é gratuito e celebra a força da cultura regional, a hospitalidade do povo mimosense e a riqueza musical que atravessa gerações. O festival movimenta a economia criativa, gera oportunidades para artistas e empreendedores e atrai turistas fiéis de diversas partes do país, o que engrandece em muito a reputação da Região Sul Capixaba dos Vales e Café. A Secretária de Cultura de Mimoso do Sul, Andrea Lima, reforça a importância histórica do festival: “são 26 anos celebrando a sanfona, a viola e toda a tradição que nos define. Cada edição é um elo que conecta passado, presente e futuro, e ver São Pedro pulsando com essa energia é, e sempre será, motivo de orgulho para toda a nossa cidade”.
O Convention, em continuidade à relação de parceria construída nos últimos anos com o município, promoveu anteriormente de reuniões que contaram com a participação do Poder Público mimosense e contribuiu para destacar a relevância do festival para a Região e incentivar os empreendedores da comunidade de São Pedro a enxergarem seu potencial turístico (leia mais aqui). A Presidenta do Convention, Suély V. B. Cristófori, vê o festival como um dos mais turística e culturalmente impactantes cartões-postais da identidade regional: “estamos falando de um evento que vai muito além da música. Ele representa raízes do povo do interior, valoriza os artistas sertanejos locais e transforma São Pedro do Itabapoana em um ponto de encontro para turistas do Brasil inteiro, que aguardam entusiasmados o anúncio de cada edição. A (edição) desse ano promete ser, como foram todas as outras, inesquecível”.
Confira a programação completa para os quatro dias de evento:
Prepare-se para dias de música, cultura e muita emoção! Pegue sua bota, convide os amigos e venha viver essa experiência única no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana.
Para conhecer mais sobre Mimoso do Sul clique aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo, em desenvolvimento do Edital de Fortalecimento Nº 005.2024.