Com patrocínio do SEBRAE, 14° FECIM foca no desenvolvimento de Muqui pelo Audiovisual

Publicado em: 1 de dezembro de 2025

Muqui voltou a respirar cinema no último fim de semana com a realização da 14ª edição do Festival de TV e Cinema de Muqui (FECIM), que este ano dedicou sua programação ao tema “A Criança no Audiovisual Brasileiro”. Em clima de celebração, o festival exibiu filmes de várias regiões do Brasil — e até de fora do país —, reforçando o impacto e repercussão culturais no gênero que o evento conquistou ao longo dos anos. A volta da mascote, Marina, que homenageia a Cidade Menina, resgatou memórias afetivas de quem se faz espectador no Festival desde suas primeiras edições e contribuiu para ditar o tom compromissado em aproximar o público das narrativas voltadas à infância. Para além das mostras especiais, o FECIM honrou seu compromisso cultural e promoveu palestras online, roda de conversa entre o OCAC (Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba/UFES) e a OCCA (Organização dos Cineclubes Capixabas), pedalaço, plantio de árvores e shows ao vivo, angariando em Muqui, em seus três dias de realização, tradição, inovação e Turismo.

Durante o final de semana, passaram pelo festival munícepes, estudiosos e entusiastas de Cinema, representantes da iniciativa privada e do Poder Público, na pessoa do Prefeito, Sérgio “Camarão” Anequim”, e do Secretário Municipal de Cultura, Anderson Muchuli. O idealizador do FECIM, Jussan Silva e Silva, resume o espírito desta edição ao destacar o poder transformador da criatividade no interior capixaba: “quando o interior se reconhece como espaço criativo, ele se torna capaz de gerar desenvolvimento real. O FECIM prova isso ao mostrar que Cultura também é estratégia de futuro. Não é um simples evento; existe uma mobilização que parte de pessoas — profissionais e entusiastas do Cinema — que vêm de diferentes partes para prestigiar o Festival e a premiação. O FECIM acontece, e, com ele, a cultura, o Cinema, o Turismo e a economia”, afirma. Seu discurso ecoa dados do setor: segundo a ANCINE, o Espírito Santo já possui 152 produtoras credenciadas, enquanto o Ministério do Turismo aponta o audiovisual como eixo fundamental para o desenvolvimento regional — caminho trilhado há anos por Rio, São Paulo e Minas Gerais.

No encerramento do Festival, três convidados especiais foram homenageados no palco por seus trabalhos filantrópicos realizados em comunidades carentes a favor da infância na cidade de Muqui. Ao Benê, à Nega e à Daniela Julião fica aqui, mais uma vez, o nosso carinho e a nossa consideração por todo o trabalho desenvolvido de forma voluntária no município. Temos a certeza que todas as ações impactaram — e muito — as vidas de crianças muquienses. O nosso muito obrigado!

O impacto do Festival ultrapassa a tela. Referência no estado, o FECIM foi citado pelo Projeto DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) como modelo de inovação ao estimular ideias como incubadoras de projetos e núcleos digitais, inspiradas no polo de Cinema de Muqui. Essa visão reforça o papel dos festivais em cidades menores como motores culturais e econômicos: eles levam arte ao público, fortalecem a produção regional e geram consumo no comércio e nos serviços locais. Nesta edição, realizada 100% pela iniciativa privada, o festival consolidou ainda mais essa vocação ao valorizar as marcas apoiadoras e entregar resultados concretos para o município.

A parceria com o SEBRAE-ES, patrocinador do 14º FECIM, ampliou o alcance das ações ao promover encontros online gratuitos com profissionais do audiovisual de São Paulo e Rio de Janeiro, fortalecendo a ambiência de negócios no interior capixaba. Entre debates, filmes e música, o Festival mostrou que Muqui — a Cidade Menina — segue crescendo junto com seu Cinema. E confirmou, mais uma vez, que quando a Cultura se expande, ela transforma não apenas quem assiste, mas todo o território que a acolhe.

A lista dos filmes ganhadores em cada categoria será divulgada em breve. Veja aqui os filmes selecionados para a mostra durante o final de semana. Acompanhe também o FECIM em seu instagram:

Conheça mais sobre Muqui clicando aqui.

A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo, em desenvolvimento do Edital de Fortalecimento Nº 005.2024.

Converse conosco