Coffee Of The Year: Região Sul Capixaba é destaque de excelência na produção de café
A Região Sul Capixaba dos Vales e Café tem mais dois motivos para se orgulhar após o último Concurso Nacional de Café “Coffee of the Year (COY) 2024”, acontecido no último final de semana, de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG). A premiação ostenta a reputação de ser uma das mais relevantes dentro do cenário cafeicultor. Três cooperados da CAFESUL ocuparam o top 5 na categoria canéfora, sendo dois deles produtores muquienses. O primeiro lugar foi conquistado por Antônio Landi, de Jerônimo Monteiro, enquanto que o casal de cooperados Neuza Maria de Souza e Luiz Cláudio de Souza, de Muqui, apossaram-se, respectivamente, do 2º e do 5º lugar. Suas amostras de café foram avaliadas e, junto com a de Landi, se destacaram entre as sete finalistas selecionadas de cooperativas capixabas, representando o talento e a dedicação dos produtores de café da Região. Essa conquista reflete a excelência da produção local e regional, e contribui para a crescente valorização do café produzido no Espírito Santo, reconhecido pela sua qualidade única e sabor marcante.
Vibrando mais essa conquista, Suély V. B. Cristófori, Presidenta do Convention, comentou: “quando falamos de café, estamos falando de valores que transcendem a bebida ou o próprio grão; estamos falando de histórias, de famílias que plantam com as mãos, que cuidam com o coração, e que acreditam no potencial do que nossa região no sul do Espírito Santo tem a oferecer. Ver a Neuza e o Luiz Cláudio conquistando esse reconhecimento no ‘Coffee of the Year’ não é apenas uma vitória deles, mas de toda a nossa Região. Eles são os exemplos vivos de que o café tipo conilon capixaba tem muito a mostrar para o mundo. E nós do Convention estamos aqui para apoiar, valorizar e celebrar cada conquista desses produtores exemplares”.
Helen Lima, Diretora Financeira do Convention, completou a fala e disse: “é difícil traduzir em palavras o orgulho que sentimos ao ver nossos produtores sendo reconhecidos em um evento de tamanha magnitude. Receber este prêmio mais uma vez não é sobre ter o melhor café; é sobre toda a jornada que existe por trás disso. E tudo isso fica ainda mais especial sabendo que o impacto vai além da premiação. Cada vitória como essa é um impulso para nossa economia, para as futuras gerações de cafeicultores, e para a construção de uma cultura cafeeira que existe e labuta antes de servir a bebida em xícaras. Estamos mostrando o que o sul-capixaba tem de melhor”.
Confira o pódio:
- 1° lugar: Antônio Cézar Demartini Landi – Sítio do Pedrão (Jerônimo Monteiro)
- 2° lugar: Neusa Maria da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro (Muqui)
- 5° lugar: Luiz Claudio de Souza – Sítio Grãos de Ouro (Muqui)
Conheça o Sítio Grãos de Ouro e seus produtores através dos meios de contato publicados aqui.
Referência: Portal SistemaOCB/ES.