Ciclo do Saber – Turismo reúne empreendedores da Região Sul Capixaba dos Vales e Café
A 3ª edição do Ciclo do Saber – Turismo foi realizada na última terça-ferta, 16 de julho, no SESC de Cachoeiro de Itapemirim. Conforme os dados do SENAC, um dos parceiros realizadores, cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre lideranças e empreendedores regionais, visionários do turismo e interessados.
O tema da edição foi “Desbravando Oportunidades: Como Lucrar com o Turismo Responsável” e para lecionar a respeito o convidado foi o palestrante Gustavo André (@gustavoandre.turismo). Ao longo do encontro, Gustavo compartilhou valiosas dicas sobre práticas voltadas ao desenvolvimento ampliativo do turismo, enfatizando o aspecto econômico e seu consequente impacto na região.
Na sequência, o Chef Renato Santos, de Venda Nova do Imigrante, assumiu a cozinha e conduziu o preparo de um delicioso banquete servido aos convidados. Os pratos foram selecionados em homenagem à gastronomia regional: o ensopado de galinha caipira foi o prato principal, acompanhado de angu de banana verde; e de sobremesa pudim de pão com calda de café. À matéria veiculada pelo próprio SENAC em seu sítio eletrônico oficial, o Chef explicou a escolha: “criamos pratos que honram as raízes históricas presentes no território. Por exemplo, a galinhada com angu de banana verde é inspirada na cultura quilombola. Já a sobremesa pudim de pão com calda de café foi uma releitura que fizemos do clássico pão com café da tarde, valorizando a forte presença deste adorado produto que compõe a mesa do capixaba”.
Os Municípios da Região participaram expondo um pouco de seus artigos de artesanato e de culinária. Uma mesa posta para o coffee break posta em fartura de quitutes inspirados na culinária muquiense, que possui, dentre outras, influências árabes e do café, todos feitos pelos cozinheiros da Arte & Paladar (@artepaladarmuqui), de Muqui.
A noite foi, ainda, marcada por manifestações culturais de artistas da região convidados: Victor do Sax; a dupla de sanfona e viola de mimoso, Gean e Geovane (@geanoliveiraegeovani_oficial); e, ao final, a apresentação do Boi Az de Ouro (@azde0uro_), de Muqui, encerrou a noite contagiando a todos com ritmo de seus tamborins, dando uma prova do carnaval folclórico da cidade.
A Presidenta do Convention, Suely Vilela B. Cristófori, compartilhou sua satisfação com o desdobramento da noite de evento: “hoje fizemos uma verdadeira viagem de descobertas e conexões. Reunimos mentes inovadoras e apaixonadas pelo turismo responsável para explorar novos horizontes e diferentes visões. Que este evento seja apenas o começo de muitos outros em prol da exaltação de nossa história e povo, sempre com orgulho e responsabilidade”.
Helen Lima, Diretora Financeira do Convention, disse enxergar o evento como um investimento estratégio para o crescimento econômico e cultural da Regiçao. Em suas palavras: “na Entidade, valorizamos o impacto positivo que eventos como este têm em nossa comunidade. A colaboração entre parceiros e patrocinadores foi essencial para o sucesso do evento, mostrando o potencial de parcerias duradouras para o desenvolvimento do turismo responsável. Pretendemos continuar prestando apoio e incentivo às iniciativas que promovam nossa identidade cultural e incentivem o crescimento sustentável do setor turístico regional”.
O Ciclo do Saber – Turismo em Cachoeiro foi uma realização do Sistema Fecormércio – ES, em parceria com SESC e SENAC, com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Região Sul Capixaba dos Vales e Café.
Conheça mais sobre os municípios da Região Sul Capixaba dos Vales e Café clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.