Cerveja na Praça fortalece o Turismo Regional e atrai cerca de 15.000 visitantes à Praça Central de Muqui
Ao final do último dia de festival, na madrugada do dia 27 para o dia 28 de outubro de 2024, a 8ª edição do Cerveja na Praça serviu para consolidar, mais uma vez, o evento como um dos maiores impulsionadores da economia e do Turismo na Região Sul Capixaba dos Vales e Café. De acordo com os dados fornecidos pela equipe de produção, do dia 25 ao dia 27, um público estimado de 15.000 pessoas, dividido entre visitantes e munícipes da Região, pôde desfrutar da entrada gratuita e circular à vontade pela Praça Salim Balmas, no centro de Muqui.
Ao longo dos três dias de evento, o que testemunhou-se foi uma festa da diversidade cultural e gastronômica. O festival, que tem como objetivo principal perpetuar a cultura cervejeira, do cultivo da cevada à produção da bebida, trouxe produtores e expositores de diversas partes do Estado e também de fora: Kingbier (Vila Velha), Ronchi Beer (Pedra Azul), Kastle Hops (Castelo), Panzert (Ibatiba), Nobat (Venda Nova), Nebulosa (Vitória), Altezza (Venda Nova) e Velhão (Cachoeiro), Barril Cheio e 7 Vargas (ambas de Campos dos Goytacazes). aproveitando para ceder espaço à gastronomia e música regionais. Rodrigo Moulin, idealizador do evento, também compartilhou seus conhecimentos da produção de cerveja artesanal em uma mini-palestra aos presentes¹.
Aproveitando a oportunidade para ceder espaço à gastronomia e música regionais, Art e Paladar (pastéis e massas), Chicken 2 Go (frango frito), Komburguer e I Love Burger (hambúrguer), Hand Made (carnes), Varandinha Gourmet (carne no espeto) e Churros Sabor de Mel ficaram responsáveis pela composição culinária do evento, enquanto que bandas e cantores como B Melão, Mundo e Cia, Chicho VIn Diesel, Mesa 3, Amigos do Samba, Trap RX e André Prando, entre outros, compuseram o line up do final de semana, que transitou do Rock ao Rap/Trap e Samba.
O impacto no turismo, no comércio e na economia da Região é inegável: pousadas e hotéis lotados, mercados e lojas movimentados, além de promessas e anseios de retorno. Sobre isso, Helen Lima, Diretora Financeira do Convention, destacou a relevância do Cerveja na Praça como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico regional: “o festival tem o poder de voltar o olhar curioso de turistas à uma pequena cidade no interior capixaba. Notamos um crescimento expontâneo e significativo nas demandas por hospedagens e outros serviços relacionados a cada edição. Os empreendedores do ramo e comerciantes esperam ansiosos pela realização do evento. É um fenômeno que precisamos sempre apoiar e trabalhar para sua melhor execução. O ciclo que envolve cultura, Turismo e economia é imbatível. E tudo isso é refletido em cada venda, cada ocupação de hotel e pousada e em cada prato ou copo servido na praça”, afirmou.
Rodrigo Moulin, idealizador do evento, fez questão de retornar o evento à praça central novamente e disse estar satisfeito do trabalho realizado este ano: “ver nossa praça novamente lotada de turistas e entusiastas da cerveja é algo indescritível. Este festival não é só sobre cerveja, é sobre movimentar a economia local e regional, queremos ver o Turismo fortalecido, uma vez que Muqui e os municípios ao redor so têm a ganhar. Cada visitante que passa pelo Cerveja na Praça contribui diretamente para o comércio, o setor de hospedagem e até para a criação de novas oportunidades de trabalho”, afirmou.
Com mais uma edição marcante, Cerveja na Praça sela mais uma vez sua reputação como um dos principais eventos do calendário do Espírito Santo, em benefício do turismo, da cultura e, sobretudo, da economia regional. Um verdadeiro legado para a Região Sul Capixaba dos Vales e Café.
Acompanhe o evento e suas últimas atualizações em sua rede oficial.
O Cerveja na Praça é idealizado por Bière Moulin, em uma produção Asteca; realizado pela Instância de Governança Região Sul Capixaba dos Vales e Café; patrocinado pelo SICREDI; e apoiado pela Prefeitura Municipal de Muqui e pelo Governo do Estado do Espírito Santo na forma da ADERES.
Conheça mais sobre Muqui e seus eventos e festivais clicando aqui.