Apiacá e Muqui são premiados na Feira dos Municípios 2025

A aguardada premiação em cima de um dos palcos principais da Feira dos Municípios marcou o encerramento da edição 2025 deste grandioso evento que celebra intercâmbios, tradição e pluralidade cultural. Cada Região Turística foi premiada nas categorias “melhor cenografia regional” e “melhor atendimento”, a primeira decidida pelo júri técnico e a segunda pelo voto popular. Os grandes destaques da Região Sul Capixaba dos Vales e Café foram, respectivamente, os estandes de Apiacá e Muqui, que celebraram a vitória e receberam os prêmios das mãos do Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do Secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho.
As premiações são de praxe na programação de cada edição da Feira e é um gesto que intenta valorizar o esforço das Regiões Turísticas e seus Municípios em apresentar, com criatividade e acolhimento, o melhor de sua cultura. Apiacá encantou os visitantes com um estande que resgatou sua tradição de base comunitária, identidade visual e elementos simbólicos de seu território. Já Muqui foi reconhecida pelo atendimento caloroso, informativo e organizado, refletindo o espírito de sua gente.
Nas redes sociais, os municípios vibraram orgulhosos pelas c0nquistas e compartilharam vídeos do momento em seus perfis. Sávio Máximo, Secretário de Arte e Cultura de Apiacá e, pela primeira vez, participante da Feira, não conteve a emoção ao receber o prêmio e revelou ter retornado da Feira com um forte sentimento de gratidão:
Ver essa foto no Instagram
Muqui, por sua vez, publicou um vídeo compilando os momentos vividos ao longo do final de semana e na frisaram a gratidão a cada servidor, artesão, artista, expositor, produtor e representante que contribuiu para o destaque do estande da cidade:
Ver essa foto no Instagram
Suély V. B. Cristófori, Presidenta do Convention Sul-Capixaba dos Vales e Café, sentiu-se honrada com os prêmios e parabenizou os demais Municípios da Região pelo esforço empregado em expor um pouco de cada membro da Região em sua fala: “os Municípios premiados devem ter muito orgulho dos prêmios que receberam. Apiacá e Muqui se destacaram, mas sabemos também que cada Município deu o seu melhor para representar com beleza, força e identidade a nossa terra. Gostaria de deixar aqui, em nome do Convention, congratulações a todos os envolvidos por esse trabalho conjunto. A Feira nos mostra que, quando atuamos em sintonia, nossa Região brilha ainda mais no cenário estadual”, disse.
Com as conquistas de Apiacá e Muqui, a Região Sul Capixaba dos Vales e Café levou mais do que dois prêmios para casa — levou também a certeza de que o trabalho em rede, a valorização da cultura e o cuidado com cada detalhe fazem a diferença. A Feira termina, mas o impacto permanece: nas conexões geradas, na autoestima coletiva e no reconhecimento de que nosso território é feito de histórias vivas, criatividade pulsante e um acolhimento que deixa marcas em quem passa por aqui.
Conheça mais sobre os municípios da Região Sul Capixaba dos Vales e Café clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo, em desenvolvimento do Edital de Fortalecimento Nº 005.2024.