Um Dia no Parque: Rota do Dragão é destaque para o turismo de experiência
Em constante crescimento nos Estados com áreas de preservação, a campanha “Um Dia no Parque” trata-se da maior ação de mobilização pelas áreas protegidas do Brasil. A proposta é valorizar e estimular a visitação nas Unidades de Conservação (UC) espalhadas pelo território nacional, sob a finalidade de despertar o interesse pelas áreas protegidas, mostrar a importância desses locais para a saúde e o bem-estar das pessoas, bem como para o combate às crises climáticas e de proteção da biodiversidade em todo o planeta, alinhados ao fortalecimento de seus potenciais econômicos e turísticos.
Para o ano de 2024, a sétima edição propôs o tema “Natureza Para Todas as Pessoas”. Famílias, grupos de aventureiros e comunidades estão sendo estimulados a explorar as maravilhas das UCs, como parques e reservas. No último domingo, dia 21 de julho, o Convention organizou uma caminhada pela Rota do Dragão, em Muqui, a qual atraiu 12 interessados em vivenciar o turismo de experiência ao longo de 9km de percurso. O roteiro da Rota do Dragão integra o Monumento Natural Serra das Torres — MONAST —, a maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo Estado do Espírito Santo, com 10.458,90 hectares, segundo os dados do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos — IEMA.
O trajeto teve início na estação rodoviária muquiense, contornando a comunidade do Alto Boa Esperança — aos pés da Pedra do Dragão —, tendo seu desfecho no Recanto Christófori, onde foi servido um delicioso café da manhã.
Helen Lima, Diretora Financeira do Convention, idealizadora e participante da ação, expressou seu entusiasmo pela resposta positiva da comunidade ao evento: “nossa missão principal é, com certeza, promover e ensejar o turismo regional. Para alcançar esse objetivo, é imprescindível que cultivemos no trajeto o sentimento de pertencimento e apreço pelas maravilhas de nossas áreas de preservação. A Rota do Dragão é um deleite para quem busca aventura e paisagismo e um exemplo perfeito de como podemos unir a beleza natural com experiências inesquecíveis”. Animada e sem perder o ritmo, Helen disse que já planeja a próxima trilha, que terá um novo destino: “nossa próxima trilha será na Pedra das Caveiras, em Atílio Vivacqua, no dia 3 de agosto. Agradecemos a todos que participaram e esperamos vê-los novamente em futuras aventuras”.
Fique de olho em nossas redes e não perca as próximas edições da ação “Um Dia no Parque” realizadas na Região.
Conheça mais sobre Muqui clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.