Convention e Atílio Vivácqua celebram parceria para impulsionar o Turismo de Aventura
O projeto “Descubra Marapé” nasceu da necessidade de fortalecer e promover o turismo no município de Atílio Vivacqua, uma cidade com grande vocação turística e que carece, porém, de um plano de divulgação estruturado, conforme avaliação do Conselho Municipal de Turismo. A necessidade de sanar essa lacuna de planejamento estratégico norteia as ações pretendidas e apresentadas pelo Convention em seu plano de trabalho voltado ao Turismo de Aventura.
A execução dar-se-á por meio de ações de divulgação, 6 visitas técnicas e a realização do 1º Seminário de Ecoturismo Regional, que, com data a ser definida pelo Conselho Municipal de Turismo, será um evento aberto ao público para discutir as potencialidades do ecoturismo no município, contando com palestras, trocas de experiências e apresentação de casos de sucesso.
As campanhas de divulgação serão realizadas por meio de fotos, vídeos curtos e disparo de mailings, destacando os principais atrativos turísticos locais entre as diversas formações rochosas notáveis, sendo estes: 1 – Ciclo de Cicloturismo; 2 – Pedro do Caramba; 3 – Pedra da Linda Aurora; 4 – Pedra da Caveira; e 5 – Pedra do Moitão.
As visitas técnicas, a serem executadas pelo Convention em três comunidades rurais e seus arredores — a saber: 1 – Comunidade Córrego da Fama; 2 – Comunidade Centrão (Moitão); e 3 – Comunidade Praça do Oriente —, objetivam, em um ato inédito no município, sensibilizar a população local e buscar dados para fortalecer o setor turístico, com seis reuniões programadas entre maio e agosto de 2024, duas em cada comunidade, focando em capacitação e políticas de turismo.
Com essa iniciativa, pretende-se integrar o turismo cultural, ecoturismo, turismo rural e turismo de aventura, por meio de divulgação eficaz e capacitação contínua de empreendedores, além de esforços coordenados para oferecer mais integração entre o Poder Público e a iniciativa privada. O intuito é transformar o turismo em um motor de desenvolvimento econômico para Atílio Vivacqua, reapresentando-o à sociedade e aos turistas de forma dinâmica, rica, empreendedora, diversa e, principalmente, como um eixo de desenvolvimento econômico.
Helen lima, diretora financeira do Convention, disse: “o objetivo das reuniões é conscientizar a população local em geral e buscar dados para que o trade seja cada vez mais fortalecido. As reuniões terão como público alvo: associações de moradores e potenciais empreendedores que precisem de capacitação. As visitas técnicas visam gerar capacitações e orientações gerais sobre as políticas do Turismo”.
A secretária de turismo e cultura de Atílio, a Sra. Joelma A. S. C. Oliveira, entusiasmada com a ideia do projeto, disse: “nossa expectativa com essa iniciativa é que, ao atrair turistas, possamos fortalecer não só a economia local, mas também a da região. Gostaríamos de ver novas oportunidades de emprego e meios alternativos de renda, dedicados ao turismo. O turismo tem o poder de transformar, e queremos que Atílio Vivacqua torne-se um destino conhecido por sua diversidade e riqueza cultural”.
Por sua vez, o secretário de meio ambiente, o Sr. Márcio M. Menon, acrescentou: “estou confiante de que as comunidades de Atílio Vivacqua irão abraçar a causa e passarão a valorizar ainda mais nossas tradições e belezas naturais. É um convite aberto a todos os interessados para que venham e descubram as maravilhas de Atílio Vivacqua, construindo um futuro de prósperidade turística para nossa cidade”.
Conheça mais sobre Atílio Vivacqua clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.