Convention, via SECULT, reforma Mercado Regional dos Vales e Café
Iniciada em 2024, a reforma do Mercado Regional dos Vales e Café tramita a todo vapor. O projeto de restauração é fruto dos recursos captados por intermédio do Edital 16/2022 da SECULT, que destinou-se à seleção de projetos para o Patrimônio Cultural Arquitetônico Tombado em Sítios Históricos do Espírito Santo que versassem sobre preservação, conservação, valorização e revitalização de bens culturais específicos. O objetivo deste edital foi a salvaguarda dos bens culturais nos Sítios Históricos tombados pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) — quais sejam: Itapina – Colatina; Muqui; Santa Leopoldina; São Mateus; São Pedro do Itabapoana – Mimoso do Sul; e Santa Teresa.
O edital destinou R$ 100.000,00 (cem mil reais) à reforma do Mercado Regional, com o intuito de proporcionar um ambiente dedicado à gastronomia e artesanato de melhor qualidade. A obra prevê maior acessibilidade e ventilação, tornando o espaço cultural ainda mais relevante para o Sítio Histórico de Muqui.
A diretora financeira do Convention, Helen Lima, ratificou a importância da realização da reforma: “o projeto do Mercado Regional é uma referência no Estado do Espírito Santo. Entendemos que os projetos que envolvem o turismo regional devem ser disruptivos, e, por isso, submetemos a iniciativa aos editais e mecanismos de incentivo. A ADERES e o SEBRAE foram os primeiros parceiros do Mercado, e, na sequência, a CAFESUL e a ACE Muqui entraram conosco nessa empreitada. Com a possibilidade de captarmos recursos via SECULT, elaboramos o projeto, e, para nossa alegria, fomos aprovados com uma boa nota. Trata-se de um espaço integrativo e que amplia as oportunidades de Muqui como um destino turístico de qualidade”.
Fotos externas da obra realizada no Mercado:
O mercado encontra-se localizado na Rua Bernadino Monteiro, n. º 57 , Centro, Muqui/ES.
Conheça mais sobre Muqui clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.