Instâncias de Governança do Turismo Capixaba se unem para cobrar avanços junto à SETUR-ES

Instâncias de Governança do Turismo Capixaba se unem para cobrar avanços junto à SETUR-ES
Publicado em: 22 de outubro de 2025

As Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRTs) das 10 Regiões Turísticas do Espírito Santo se uniram para solicitar um “salto de qualidade” na gestão da pasta no cenário capixaba. Um ofício coletivo foi encaminhado ao Secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho, na tarde desta quarta-feira (22), contendo uma série de reivindicações relacionadas à política pública e ao fortalecimento das ações no setor.

O documento destaca a importância das IGRTs como articuladoras do Turismo nos Municípios, especialmente nos menores, que muitas vezes não dispõem de estrutura administrativa ou orçamento específico para o setor. As entidades apontam a falta de integração entre o Governo, o Sistema S e demais atores com as Instâncias, o que prejudicaria a efetividade das políticas públicas.

Entre os principais pontos do ofício, está a cobrança pela continuidade do Edital de Fomento ao Turismo Regional, lançado em 2023, mas ainda sem previsão de relançamento em 2025. As IGRTs também propõem a criação de um modelo de repasse direto de recursos às entidades e a implantação do “Fundo a Fundo do Turismo”, nos moldes do que já ocorre na área da Cultura, como forma de viabilizar financeiramente as ações regionais.

O grupo ainda expressou preocupação com a contratação de uma consultoria no valor de R$ 8,6 milhões para desenvolver o modelo de concessão de áreas protegidas, dentro do Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável das Unidades de Conservação (PEDUC), sem participação das Instâncias Regionais.

Ao final, o documento apresenta uma série de propostas à SETUR-ES, incluindo mais diálogo com as IGRTs, maior transparência orçamentária, inclusão das entidades nas ações de planejamento e comunicação institucional, e o fortalecimento de projetos estruturantes nas diferentes Regiões Turísticas do Estado.

A íntegra da carta pode ser lida aqui.

Conheça mais sobre os Municípios da Região Sul Capixaba dos Vales e Café clicando aqui.

Converse conosco