Curso de Segmentação Turística destaca a tradição cultural da Região
Com parceria entre Convention, SENAC e SETUR, do dia 20 a 22 de agosto de 2024, o Curso de Segmentação Turística fez sua estreia na Região, no município de Apiacá. A ação reuniu, além da diretoria do Convention, gestores públicos locais e de cidades vizinhas, na forma de secretários e outras lideranças, e se propos a estruturar uma formatação dos atrativos turísticos de cada Município da Região, por meio de uma consultoria com o especialista Fabio Sabá.
O professor convidado segmentou e organizou, através dos conselhos turísticos, o que cada Município possui de estrutura turística em seu estado atual. Partindo de tal abordagem, os representantes dos municípios foram munidos de mais ferramentas para o desenvolvimento individual de seus próprios projetos, o que pode ser crucial para a consolidação de um atrativo ou para a alteração de sua respectiva proposta.
Após o encerramento do curso, os participantes estão vibrando com os resultados alcançados e puderam renovar seu entusiasmo pelo potencial turístico da Região. O Secretário de Turismo de Apiacá, Ubiratan Lepre, expressou sua satisfação: “estamos mais que satisfeitos com os resultados e conhecimentos obtidos. O interesse e o engajamento demonstrados pelos participantes superou qualquer expectativa. Tivamos uma oportunidade de capacitação que servirá de motor para impulsaionar o setor turístico. Acreditamos que a certificação que nos foi concedida será um diferencial importante para o desenvolvimento do turismo em Apiacá e na Região”.
Helen Lima, Diretora Financeira do Convention, também compartilhou seus pensamentos sobre o evento: “todos nós estávamos empolgados e com um forte desejo de aprender mais sobre formas de prosperar economicamente com a agenda do turismo. Este evento é um reflexo de nossa dedicação em criar oportunidades de desenvolvimento e em fomentar uma cultura de empreendedorismo e inovação. O próximo passo será continuar a oferecer mais oportunidades de capacitação e desenvolver estratégias para promover ainda mais o potencial turístico da Região. A comunidade aguarda ansiosa pelas próximas oportunidades e iniciativas que ajudarão a transformar Apiacá em um destino turístico de destaque”.
O grande destaque foi o espaço sede da ação, a Casa de Açores de Apiacá, 7ª do Brasil, até então desconhecida pela maior partes dos inscritos presentes, que atua como uma Instituição Associativa Cultural devotada à preservação e divulgação da Memória Cultural, Religiosa e Histórica da Imigração Açoriana no Espírito Santo. Confira alguns registros feitos ao longo do curso:
Leia mais sobre o curso clicando aqui.
Conheça mais sobre Apiacá clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo.