2º “Seminário Religioso” de Cachoeiro de Itapemirim promove integração regional com foco no Turismo Religioso

2º “Seminário Religioso” de Cachoeiro de Itapemirim promove integração regional com foco no Turismo Religioso
Publicado em: 17 de outubro de 2025

Nos dias 15 e 16 de outubro, o auditório do Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, foi o espaço escolhido para sediar a segunda edição do “Seminário Regional de Turismo Religioso”, uma iniciativa conjunta do Convention e da Prefeitura Municipal, com apoio do SEBRAE/ES e patrocínio do SICREDI. No ano passado, a primeira edição foi incisiva em retratar o Turismo Religioso como uma inestimável ferramenta para movimentação da economia, isto, pois Cachoeiro de Itapemirim é o município de maior vocação natural para a exploração da atividade no contexto regional; a cultura de seu povo é tão vasta e variada na proporção de seu território.

Com participação gratuita, compareceram ao Seminário líderes reliogosos, entusiastas do Turismo, representantes institucionais do SEBRAE, do Conselho Municipal de Turismo e da Prefeitura Municipal cachoeirenses e do Convention. O evento reafirmou o compromisso conjunto com a formatação, boa manutenção, exploração e fortalecimento do Turismo Religioso como estratégia de desenvolvimento regional, mobilizando todos os sujeitos que operam envolvidos em suas atividades.

A cerimônia de abertura ocorreu na noite de quarta-feira (15), com credenciamento, coquetel e recepção musical com o cantor Fharney Lucas. Na sequência, a cerimônia oficial contou com exibição de vídeo institucional, pronunciamentos das instituições realizadoras e apresentação do Coro Principal da Igreja Batista Memorial. O momento marcou o início simbólico de uma agenda voltada à escuta ativa e à integração cultural.

A programação da quinta-feira (16) teve início às 8h com credenciamento e café da manhã ao som do artista Gilberto Garcia. A agenda técnica começou com a mesa redonda “A Fé que move o Turismo”, com mediação do professor e turismólogo Rafael Lorencini Salvarez. Em seguida, o painel “O Turismo Religioso como Ferramenta de Desenvolvimento Regional”, ministrado por Fernando Martins. Após o almoço, foram apresentados dados regionais pela urbanista Ligia Poncio, autora do Índice de Desenvolvimento Turístico dos Municípios do ES. Na sequência, o consultor do SEBRAE, Jarbas Gomes, conduziu o painel “Projeto de Design em Museus, Igrejas e Centros Interpretativos – O Caso da Igreja dos Três Reis Magos”. A tarde seguiu com uma oficina técnica reunindo secretários, conselhos e empreendedores dos municípios de Cachoeiro, Muqui, Apiacá, Mimoso do Sul e Atílio Vivácqua, cujo resultado foi apresentado em plenária. O evento foi encerrado com apresentação musical do Coral Nero Abranches.

A presença institucional do Convention foi representada por Helen Lima — Diretora Financeira —, e Jussan Silva e Silva — Assessor Jurídico e Gestor de Projetos —, que acompanharam os dois dias de programação. “Nosso compromisso maior sempre será criar pontes. O seminário mostrou o potencial da união entre território, cultura e espiritualidade para gerar impacto positivo e oportunidades reais para a Região. Cada grupo possui suas crendices e tradições; este é o espaço em que tudo isso se encontra e dialoga”, afirmou Helen. Jussan endossou a fala: “o evento consolida uma agenda que reconhece o turismo religioso como elemento estratégico no desenvolvimento sustentável e na valorização das expressões identitárias do Sul-Capixaba”, disse.

Já a Prefeitura de Cachoeiro, co-realizadora do evento, destacou a importância institucional da iniciativa. A Secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, Larissa Patrão, em seu discurso disse: “esta edição consolida um trabalho iniciado com coragem e visão em 2024. Hoje, estamos mais preparados, mais articulados e mais conscientes do potencial transformador que o Turismo Religioso representa para nossas comunidades e municípios e queremos ver este conhecimento seguinte em constante crescente. Sempre podemos aprender mais e compartilhar com maior profundidade os nossos costumes e tradições”.

A Sub-secretária da Pasta de Turismo de Cachoeiro, Isabel Bremide, por sua vez, comentou: “o Turismo Religioso tem a fé por base, mas vai mais além. Cachoeiro quer receber visitantes e, junto deles,  transformar o que é sagrado em um atrativo turístico inteligente e político. E o mais interessante é que quem guia esse caminho não é um roteiro fechado; são as pessoas, suas tradições e a vontade coletiva de fazer do Turismo uma força que respeita e movimenta”.

O Seminário segue como uma referência regional no segmento, com foco em dados, participação social e cooperação intermunicipal. A partir dos resultados obtidos, novas ações serão planejadas para os próximos anos, com o objetivo de ampliar o impacto do Turismo Religioso na economia, na cultura e na identidade do Espírito Santo.

Conheça mais sobre Cachoeiro de Itapemirim clicando aqui.

A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo, em desenvolvimento do Edital de Fortalecimento Nº 005.2024.

Converse conosco