2º “Seminário Religioso” de Cachoeiro de Itapemirim promove integração regional com foco no Turismo Religioso

Nos dias 15 e 16 de outubro, o auditório do Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, foi o espaço escolhido para sediar a segunda edição do “Seminário Regional de Turismo Religioso”, uma iniciativa conjunta do Convention e da Prefeitura Municipal, com apoio do SEBRAE/ES e patrocínio do SICREDI. No ano passado, a primeira edição foi incisiva em retratar o Turismo Religioso como uma inestimável ferramenta para movimentação da economia, isto, pois Cachoeiro de Itapemirim é o município de maior vocação natural para a exploração da atividade no contexto regional; a cultura de seu povo é tão vasta e variada na proporção de seu território.
Com participação gratuita, compareceram ao Seminário líderes reliogosos, entusiastas do Turismo, representantes institucionais do SEBRAE, do Conselho Municipal de Turismo e da Prefeitura Municipal cachoeirenses e do Convention. O evento reafirmou o compromisso conjunto com a formatação, boa manutenção, exploração e fortalecimento do Turismo Religioso como estratégia de desenvolvimento regional, mobilizando todos os sujeitos que operam envolvidos em suas atividades.
A cerimônia de abertura ocorreu na noite de quarta-feira (15), com credenciamento, coquetel e recepção musical com o cantor Fharney Lucas. Na sequência, a cerimônia oficial contou com exibição de vídeo institucional, pronunciamentos das instituições realizadoras e apresentação do Coro Principal da Igreja Batista Memorial. O momento marcou o início simbólico de uma agenda voltada à escuta ativa e à integração cultural.
A programação da quinta-feira (16) teve início às 8h com credenciamento e café da manhã ao som do artista Gilberto Garcia. A agenda técnica começou com a mesa redonda “A Fé que move o Turismo”, com mediação do professor e turismólogo Rafael Lorencini Salvarez. Em seguida, o painel “O Turismo Religioso como Ferramenta de Desenvolvimento Regional”, ministrado por Fernando Martins. Após o almoço, foram apresentados dados regionais pela urbanista Ligia Poncio, autora do Índice de Desenvolvimento Turístico dos Municípios do ES. Na sequência, o consultor do SEBRAE, Jarbas Gomes, conduziu o painel “Projeto de Design em Museus, Igrejas e Centros Interpretativos – O Caso da Igreja dos Três Reis Magos”. A tarde seguiu com uma oficina técnica reunindo secretários, conselhos e empreendedores dos municípios de Cachoeiro, Muqui, Apiacá, Mimoso do Sul e Atílio Vivácqua, cujo resultado foi apresentado em plenária. O evento foi encerrado com apresentação musical do Coral Nero Abranches.
A presença institucional do Convention foi representada por Helen Lima — Diretora Financeira —, e Jussan Silva e Silva — Assessor Jurídico e Gestor de Projetos —, que acompanharam os dois dias de programação. “Nosso compromisso maior sempre será criar pontes. O seminário mostrou o potencial da união entre território, cultura e espiritualidade para gerar impacto positivo e oportunidades reais para a Região. Cada grupo possui suas crendices e tradições; este é o espaço em que tudo isso se encontra e dialoga”, afirmou Helen. Jussan endossou a fala: “o evento consolida uma agenda que reconhece o turismo religioso como elemento estratégico no desenvolvimento sustentável e na valorização das expressões identitárias do Sul-Capixaba”, disse.
Já a Prefeitura de Cachoeiro, co-realizadora do evento, destacou a importância institucional da iniciativa. A Secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, Larissa Patrão, em seu discurso disse: “esta edição consolida um trabalho iniciado com coragem e visão em 2024. Hoje, estamos mais preparados, mais articulados e mais conscientes do potencial transformador que o Turismo Religioso representa para nossas comunidades e municípios e queremos ver este conhecimento seguinte em constante crescente. Sempre podemos aprender mais e compartilhar com maior profundidade os nossos costumes e tradições”.
A Sub-secretária da Pasta de Turismo de Cachoeiro, Isabel Bremide, por sua vez, comentou: “o Turismo Religioso tem a fé por base, mas vai mais além. Cachoeiro quer receber visitantes e, junto deles, transformar o que é sagrado em um atrativo turístico inteligente e político. E o mais interessante é que quem guia esse caminho não é um roteiro fechado; são as pessoas, suas tradições e a vontade coletiva de fazer do Turismo uma força que respeita e movimenta”.
O Seminário segue como uma referência regional no segmento, com foco em dados, participação social e cooperação intermunicipal. A partir dos resultados obtidos, novas ações serão planejadas para os próximos anos, com o objetivo de ampliar o impacto do Turismo Religioso na economia, na cultura e na identidade do Espírito Santo.
Conheça mais sobre Cachoeiro de Itapemirim clicando aqui.
A ação integra o Plano de Trabalho celebrado entre a Região Sul Capixaba dos Vales e Café e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da SETUR – Secretaria de Estado do Turismo, em desenvolvimento do Edital de Fortalecimento Nº 005.2024.